terça-feira, 26 de outubro de 2010

IX CANTO CRIOULO DE PAMPA E ALMA 10 DE OUTUBRO DE 2010

IX CANTO CRIOULO DE PAMPA E ALMA
10 DE OUTUBRO  DE  2010
PAMPA - O pampa, sua vida sua gente, sua historia, sua cultura, seu habitante, uso e costumes, talvez sejam a razão maior de quem compõe e canta o verso campeiro.



“É a planície sem fim /que vai daqui do Rio Grande /aos contrafortes dos Andes /na taipa da Cordilheira.” / É o campo imenso, a pradeira /dos centauros campesinos, /riograndenses e platinos /titãs  da raça campeira.
  Vem do “Quíchua” e quer dizer / campo aberto a planura, /o descampado a lonjura
a  várzea que se destampa. /Nele a liberdade acampa, /e o civismo não estanca.
Animal cabeça branca /também é chamado pampa.



                                                                                                  Jayme Caetano Braun
ALMA - É a invernada grande, onde invernamos nossas emoções e sentimentos, pra quando prontas largarmos mundo afora pelas tintas das canetas, por um acorde formado ou pela força de uma garganta na voz do canto, para que busque uma outra que vibre no mesmo compasso e possa fazer dele (o canto) municio num momento que convenha.

Canto Crioulo de Pampa e Alma é um evento temático de música gaúcha realizado desde 2002 no município de Encruzilhada do Sul, que tem por objetivo principal a criação de composições relativas a um tema (dado na sexta-feira, inicio do evento) sendo que o tempo para compor essas composições é de menos de 24h, pois as músicas são apresentadas no outro dia à noite. Por esse motivo, são realizados no interior do município e sem acesso ao público geral, com o objetivo de facilitar as composições. Além disso, o evento serve como espaço para discussões relativas a cultura da grande Pampa. A comissão organizadora do Canto Crioulo de Pampa e Alma, depois de muito refletir, resolveram reapresentar as composições na cidade, no intuito de dar um retorno à sociedade e, principalmente, às pessoas que prezam e respeitam a cultura regional e crioula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário